Assinatura Eletrônica para Lojas de Veículos

Tempo de Leitura: 5 minutos

A assinatura digital é uma ferramenta que permite assinar documentos eletronicamente, com a mesma validade jurídica de uma assinatura manuscrita. Ela é realizada por meio de um certificado digital, que é emitido por uma Autoridade Certificadora (AC) credenciada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).

A assinatura eletrônica pode ser utilizada para validar uma ampla gama de documentos, incluindo contratos, acordos, declarações, formulários, entre outros. Ela é uma ferramenta importante para a desburocratização e agilização de processos, pois permite que os documentos sejam assinados e trocados de forma eletrônica, sem a necessidade de impressão e envio físico.

Assinatura eletrônica tem validade jurídica?

Sim, no Brasil, a assinatura eletrônica é regulamentada pela Lei nº 14.063, de 2020. Essa lei estabelece que a assinatura eletrônica tem a mesma validade jurídica que a assinatura manuscrita, desde que atenda a requisitos mínimos de segurança.

Existem diferentes tipos de assinatura eletrônica, que podem ser classificados de acordo com o seu nível de segurança. Os principais tipos de assinatura eletrônica são:

Assinatura eletrônica simples: é o tipo mais básico de assinatura eletrônica. Ela é baseada em um mecanismo simples, como uma senha ou um código PIN.

Assinatura eletrônica avançada: é um tipo de assinatura eletrônica mais segura que a assinatura eletrônica simples. Ela é baseada em um mecanismo mais complexo, como um certificado digital ou uma chave de segurança.

Assinatura eletrônica qualificada: é o tipo mais seguro de assinatura eletrônica. Ela é baseada em um mecanismo muito complexo, como um certificado digital qualificado emitido por uma Autoridade Certificadora Qualificada (ACQ).

A escolha do tipo de assinatura eletrônica mais adequado depende da necessidade específica do usuário. Para documentos que exigem um alto nível de segurança, é recomendável o uso de uma assinatura eletrônica qualificada.

Como realizar a assinatura eletrônica de documentos?

Para realizar a assinatura eletrônica de documentos é simples e pode ser realizada dentro do sistema de gestão do BNDV

O processo basicamente é simples, você seleciona o veículo desejado, escolhe quais documentos serão enviados para assinatura, coloca-os dentro do envelope, e encaminha para os assinantes.

Ao receber a solicitação por e-mail o usuário realiza a assinatura através de tokens de segurança pelo nosso parceiro Docusign.

Conheça mais sobre essa plataforma que conta com mais de 200 milhões de usuários e mais de 500 mil clientes espalhados pelo mundo, sendo referência quando o assunto é assinatura eletrônica.

Quais são os benefícios da assinatura eletrônica para loja de veículos?

A assinatura digital pode proporcionar diversos benefícios para quem utiliza, tanto pessoas físicas quanto jurídicas. Veja as principais vantagens, a seguir.

Redução de Custos

Além da redução de custos relacionados a transporte, envios de motoboy e deslocamentos, há a redução de tempo. Com um custo baixo você realiza a assinatura de todo um envelope.

Mais segurança

Sem dúvidas, um dos principais benefícios da assinatura digital é a segurança. Como ela utiliza um Certificado Digital da infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira, ou seja, ICP-Brasil, existe uma grande proteção quando você assina um contrato. Assim, elimina as chances de falsificação e sequestro de dados.

Com ela, você fica blindado de eventuais fraudes, evitando que outras pessoas assinem documentos em seu nome, ou ainda, que suas informações sejam espalhadas na internet.

Agilidade e praticidade

A assinatura digital é realizada totalmente online. Logo, existe mais agilidade e praticidade nesse procedimento. Isso porque tudo ocorre de forma automatizada, evitando que você tenha que se deslocar até o cartório para proceder com as assinaturas.

Sustentabilidade

Por fim, a assinatura digital na transferência de carros também contribui com a sustentabilidade. Afinal, assinar os documentos digitalmente dispensa a necessidade de impressão, eliminando o uso de papel e tinta de impressora, que são nocivos ao meio ambiente.

Como o BNDV pode me ajudar com a assinatura eletrônica?

Facilidade e Acessibilidade: A partir de agora, independentemente do pacote de serviços que você tenha conosco, a assinatura eletrônica está disponível para uso. O processo é simples: basta carregar seus créditos e começar a utilizar. Essa flexibilidade garante que todos os nossos clientes, independentemente do tamanho de sua operação, possam aproveitar os benefícios da assinatura eletrônica.

Modelo de Cobrança Único: Diferentemente de outros sistemas disponíveis no mercado, que geralmente cobram por documento assinado, nós oferecemos um modelo de cobrança por envelope. Isso significa que você paga um valor fixo por envelope, independentemente da quantidade de documentos contidos nele. Essa abordagem oferece uma economia significativa, especialmente para lojas de veículos, onde múltiplos documentos são frequentemente necessários em uma única transação.

Conclusão

A integração da assinatura eletrônica em nossos serviços é um passo em direção ao futuro da gestão documental no setor automotivo. Essa inovação não só simplifica o processo de assinatura de documentos, mas também oferece um modelo de cobrança mais econômico e eficiente. Estamos comprometidos em ajudar as lojas de veículos a operarem de maneira mais eficaz e acreditamos que essa nova funcionalidade será um divisor de águas para o seu negócio.

Está pronto para economizar e simplificar seu processo de venda?

Não fique para trás na revolução digital! Entre em contato conosco hoje mesmo para saber mais sobre a assinatura eletrônica e como ela pode transformar a sua loja de veículos. Estamos ansiosos para ajudá-lo a dar esse salto tecnológico e melhorar a eficiência dos seus processos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima