Taxa de emplacamento de Veículos em SP agora é pré-paga

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Desde 1º de agosto de 2025, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) trouxe uma mudança importante: agora a taxa de emplacamento — mais especificamente a Autorização para Estampagem de Placa de Identificação Veicular (AEPIV) — passou a ser pré-paga. Ou seja, o Detran-SP passou a exigir o pagamento antecipado da taxa de emplacamento.

Essa mudança impacta diretamente quem trabalha com venda de veículos zero km e seminovos, especialmente os que precisam de substituição da placa de identificação por qualquer motivo, porque muda a forma de solicitar um emplacamento de um determinado veículo.

O que mudou na taxa de emplacamento?

Antes, o lojista ou comprador fazia o pedido de emplacamento direto com a empresa de estampagem. O lojista agora deve fazer esse pedido diretamente no Detran-SP, logo no início do processo de registro ou transferência de propriedade do veículo.

Essa atualização vale para:

  • Veículos zero quilômetro (carros e motos);
  • Veículos usados que vão precisar trocar a placa.

Assim, todo o processo se torna mais centralizado e transparente.
Segundo o próprio DETRAN-SP, a medida traz mais:

  • Previsibilidade no fluxo de documentos;
  • Segurança jurídica para todas as partes;
  • Economia ao cidadão;
  • E transparência na gestão do emplacamento.

Qual o valor da taxa de emplacamento?

O proprietário do veículo deve pagar R$ 31,47 pela taxa de Autorização para Estampagem de Placa de Identificação Veicular (AEPIV), independente da quantidade de placas exigida pelo veículo. O pagamento deve ser feito antes da estampagem para que o processo siga normalmente.

Como pagar a taxa de emplacamento?

Para pessoa física, o processo exige apenas o CPF. Já para empresas, o pagamento pode ser feito em lote com o CNPJ, porque facilita para lojas e concessionárias.
Você tem duas opções para realizar o pagamento:

 1ª 👉 Pagamento via Sistema BNDV
Se você utiliza o AutoTransfere, você pode deixar que o Despachante Online faça o recolhimento da taxa; basta ativar essa opção no sistema.
A taxa é repassada diretamente ao órgão competente (Detran-SP), garantindo assim, conformidade com a nova regra.
­2ª 👉 Pagamento manual, acessando o site do Detran-SP:
Solicitar AEPIV:
https://operacoes.sp.gov.br/DetranWeb/aepiv
Consultar AEPIV:
https://operacoes.sp.gov.br/DetranWeb/consultaaepiv

O que acontece se não pagar a taxa de emplacamento?

Se a taxa de emplacamento não for paga dentro do prazo, o processo pode ficar parado e até gerar um débito vinculado ao veículo no RENAVAM. Assim, pode causar atrasos e até impactar a regularização da venda.

Quando é preciso trocar a placa de um veículo?

A troca da placa de identificação veicular é exigida em algumas situações específicas. Veja os principais casos:

  • Quando o veículo ainda possui o modelo antigo de placa e ocorre transferência para outro município ou estado;
  • Se a placa estiver desgastada, com números ou letras apagados, ou danificada a ponto de prejudicar a leitura.

Rodar com a placa em más condições pode trazer sérios problemas. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (art. 230), isso é considerado uma infração gravíssima.

As consequências são:

  • Multa de R$ 293,47;
  • 7 pontos na CNH;
  • E até a remoção do veículo, dependendo do caso.

Portanto, manter a placa em bom estado e dentro das normas é mais que uma exigência legal — é uma forma de evitar dor de cabeça no dia a dia da loja ou da entrega ao cliente.

Quando escolher um Despachante Online

A gente sabe que muitos lojistas ainda contam com despachantes tradicionais, pessoas físicas de confiança. Eles fazem parte do dia a dia da loja, mas a verdade é que os processos mudaram. Estão mais digitais e mais exigentes.

O AutoTransfere é o Despachante 100% Digital, integrado ao sistema de gestão do BNDV. Ele traz agilidade, reduz o risco de erro humano e cuida do processo com mais precisão e segurança. Porque contratar um Despachante Online é é uma solução que permite realizar serviços como transferência de propriedade, emissão de documentos, regularização e consulta de débitos de forma totalmente online. 

Com ele, o lojista ganha:

  • Tempo;
  • Confiabilidade;
  • Menos papelada;
  • E mais foco nas vendas.

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