74% das lojas não batem suas metas de vendas

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A pesquisa mostra que 74% das empresas não tiveram os resultados esperados, um crescimento de 3 pontos percentuais em relação ao ano anterior.  Este percentual é preocupante, pois indica dificuldades generalizadas no cumprimento dos objetivos de Vendas.

Quando analisado por modelos de negócios, os dados evidenciam que as empresas B2C tiveram um desempenho um pouco pior, quando comparadas às B2B. Isto porque 77% não bateram suas metas, frente a 73% das organizações que vendem para outras empresas.

Este aumento no insucesso de atingimento das metas sugere uma necessidade de revisão das estratégias e processos de Marketing e Vendas. A seguir, veja quais fatores podem ter contribuído para a piora desses números.

Fatores que explicam resultados do Panorama de Vendas

Fatores externos, como o cenário político e econômico no Brasil e no mundo em 2023, tiveram alguma influência sobre os resultados. Porém, de acordo com a pesquisa, a performance das empresas nacionais está atrelada a sua operação e rotinas. Veja a seguir.

Por outro lado, 66% dos profissionais afirmam que ter processos claros e bem definidos é considerada a iniciativa mais importante para garantir resultados. Então, se as empresas sabem o que fazer para crescer, porque os resultados continuam baixos?

Maturidade Digital

O estudo ainda mostra que mais da metade das empresas (56%) ainda não utilizam uma ferramenta de CRM – Gestor de Leads para fazer a gestão do time de Vendas. Esse número aumentou desde o último ano e o principal motivo segundo as empresas respondentes é a falta de verba para contratar uma ferramenta.

No entanto, sempre reforçamos a importância que os times de Vendas sejam guiados pelos dados. Além de auxiliar na tomada de decisão e evitar riscos, o CRM permite análises estruturadas de maneira mais inteligente e inovadora, que contribuem para conhecer melhor o público-alvo e seus momentos de compra, o que gera maior valor agregado aos clientes.

WhatsApp em Crescimento

Entre os canais de comunicação, o WhatsApp aparece com destaque, como o preferido dos respondentes no quesito sucesso no contato com o cliente ou Lead.

Entre os motivos está a proximidade que o canal traz entre vendedor e cliente, além do rápido tempo de resposta. Não é à toa que 84% dos profissionais de Vendas que usam o WhatsApp o fazem diariamente.

No entanto, apenas 18% dos respondentes utilizam a ferramenta integrada a um CRM. E esse dado mostra o quanto os times de Vendas ainda têm oportunidades para evoluir suas estratégias.

Conclusão

Manter uma empresa com processos bem claros e organizados é um passo fundamental para uma melhora nos números de vendas, porém, ter ferramentas que auxiliam no seu dia a dia, integrando marketing e vendas é um processo que irá melhorar ainda mais as suas vendas. 

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